30 de janeiro de 2008

Notícias


Acordo estremunhada, depois de mais uma noite semi-dormida. As notícias são lancinantes e fazem dores de cabeça: há dois ex-ministros à solta, haviam dois tigres enjaulados no meio de uma estrada à espera de um reboque, mas alguém lhe abriu a porta, (que raio de coincidência) a GNR não tem espingardas com tranquilizantes. Mais alguns secretários de estado ainda estão na lista para abate. Cuidado, que a GNR se vir que as populações estão em perigo vai atirar a matar. Alguém me pode explicar como é que os circos ainda têm animais selvagens. E os novos ministros têm bom fundo, serão gente séria? Quem é que me traz um chá preto? Gorreana, por favor!

28 de janeiro de 2008

Descobertas do puto




Depois das grandes revelações sobre a portugalidade de Cristóvão Colombo d’ “O Enigma” do M. Oliveira, aliás, tese muito semelhante há já divulgada pelo “Codex” do J.R dos Santos, fico assombrada com as pequenas grandes revelações do meu rotineiro dia a dia…

O puto, ainda nos seus 3 anos (a um passinho dos 4), entre birras, beijinhos, carros, tosses, aviões, ralhetes, abraços, legos, atchins, ranhocas, puzzles e bicharada diversa, já descobriu o grande mistério da serventia das letras e dos números. Tudo começou com a vontade de decifrar todas as matrículas dos automóveis, autocarros, motas e camiões que nos acompanham nas nossas peregrinações diárias casa/colégio, mas logo os números e as letras isoladamente deixaram de ter interesse. E num repente, o enorme mistério do contar revelou-se-lhe, ao descobrir que depois do vinte a coisa é sempre a mesma, só variando os números no final de cada dezena, o que lhe permite ter ambições de se aventurar a contar até ao infinito montanhas de frutos secos, à mesa depois do jantar, impedindo-nos claro está, de os comer. Nos últimos dias, avançou para a descoberta do mistério supremo da palavra escrita. Depois de perguntar dezenas de vezes que sons faziam as letras em diversas combinações e que letras eram utilizadas em algumas palavras, começou a escrever, no frigorífico, na máquina da roupa, na máquina da loiça, no secador de roupa, com as suas grandes letras de íman, o seu nome e o do pai “o da mãe fica para depois que é muito grande e precisa de muitas letras! ”. E agora quer que lhe diga como é que se juntam as palavras para escrever as histórias e os contos que lhe leio e quer que lhe compremos mais letras que aquelas não chegam para poder contar “para sempre” as suas coisas …

Fico fascinada com este meu menino teimoso e birrento que não só descobriu o modo de utilização organizada dos números e das letras, como compreendeu, mais do que muita gente grande, a perenidade da palavra escrita.

25 de janeiro de 2008

As perigosas felidonas






Os Governos do México, do Brasil, do Japão e das Filipinas estão a adoptar a separação de géneros nos transportes públicos (autocarros, metros e mesmo táxis), alegadamente na sequência de muitas queixas de assédio sexual, presume-se que dos “calientes” machos sobre as mulheres que lá circulam. Este princípio da separação para impedir a transgressão, onde subjaz a ideia de que as perigosas Evas deste mundo fazem cair em tentação os pobres Adões, de pouco controlo social e sexual, leva-nos ao mais perigoso do ser e do estar social. Aqui não há respeito, nem civilidade, nem racionalização, nem sentimento, nem afectos, apenas a compulsão primária para a cópula. Se esta medida reduz a mulher à condição de vítima mas simultaneamente de originadora do pecado, o homem não é mais do que um animal que não consegue manter as mãos no lugar e o falo dentro das calças. Neste cenário não há traço de humanidade… não há esperança… não aconteceu história… não há direitos nem liberdades individuais... não há alegria... não há sedução... não há comunicação...definitivamente, não há amor.

22 de janeiro de 2008

Ele há dias assim (III)


Procuro vento . Aceito tempestades.



21 de janeiro de 2008

Ladainha dos Privilégios

Abençoadamente tenho seguro de saúde.
Abençoadamente moro em Lisboa.
Abençoadamente tenho no meu telemóvel o número do telémovel do pediatra, que me atende a qualquer hora.
Abençoadamente o A. é saudável.
Abençoadamente não sou do PS.

Infelizmente moro em Portugal.

18 de janeiro de 2008

11 de janeiro de 2008

Diversidade Cultural

2008, Ano Europeu do Diálogo Intercultural foi oficilamente lançado no dia 8 de Janeiro em Ljubliana, na Eslovénia, pelo Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso.
Esta iniciativa quer enfatizar o carácter intercultural da Europa. "Queremos ir para lá das sociedades multiculturais onde diferentes grupos e culturas coexistem lado a lado: a mera tolerância já não é suficiente. Precisamos de dar um impulso para conseguir uma verdadeira metamorfose nas nossas sociedades, de modo a conseguirmos criar uma Europa intercultural, com respeito universal pela dignidade humana", afirmou o comissário europeu para a Educação, Formação, Cultura e Juventude, Ján Figel.

Para a implementação deste ideal serão realizados 27 projectos nacionais e sete projectos pan-europeus.

Procuro incessantemente a data da apresentação do projecto nacional e estranhamente, ou não, não encontro qualquer referência ao "ano" no Portal do Governo. Começo a desconfiar que este ano europeu de 2008 vai ser tão eficaz quanto o 2007 "ano europeu para a igualdade de oportunidades para todos". Realmente que é que se vai chatear com estas coisas da igualdade, da dignidade, da diversidade cultural se temos futebol, touradas, arraiais populares e o novo aeroporto em Alcochete .... cada país é livre de estabelecer os seus interesses nacionais, sem colidir com a aprovação do tratado de Lisboa, claro está.
Talvez em Dezembro voltemos a conversar sobre o assunto para contabilizar o pouco que se fez!


8 de janeiro de 2008

Porquê?

Porque é que eu não tenho dinheiro suficiente para estar em greve desde 5 de Novembro?
Porque é que eu não sou argumentista?
Porque é que eu não vivo em Hollywood?
Porquê?

Preguiça

Uma criança mexicana de 10 anos colou a mão direita à cama com cola industrial para não regressar à escola, que hoje reabriu após o período de férias, segundas as autoridades mexicanas. «Eu não sabia como evitar (regresso à escola) (...) Foi-me dito que se me colasse à cama, não podiam obrigar-me a ir à escola (...) Eu não queria ir, estava a gostar das férias», explicou Diego. In Portugal Diário


Como é que nunca me lembrei disto…
O Diego é cá dos meus!

Ele há dias assim (I)...



Depois ter tanto ler e escrever sobre as políticas nacionais para acolhimento dos imigrantes, deu-me cá uma vontade de emigrar…

4 de janeiro de 2008

Inicio de 2008

Aqui está tudo o que preciso nos próximos dias:
chá! chá! chá!
para hidratar, para desintoxicar, para emagrecer, para relaxar, para me manter educada, para estar ocupada, para manter a boca calada, há .. e para estender o dedinho ao segurar a chávena, arrebitar o nariz e fazer um ar superior, como quem diz: " vão-se lixar seus filhos da ... " .
Upssss!! que com tanto chá tenho que manter a classe (nem que seja por uns dias!).