23 de maio de 2008

Black-out!

Esta semana tem sido impossível, começaram os directos de Viseu por nada e coisa nenhuma. Antevejo que as próximas semanas serão aterradoras. O país vai parar, os meus colegas não vão falar de mais nada, os horários da programação da rádio e da televisão vão ser alterados, os programas vão ser estupidificados, os noticiários vão abrir e fechar a falar de uns energúmenos cujo contributo para o desenvolvimento da Europa é correr para cá e para lá e dar uns pontapés em bolas, até a publicidade que já de si é má, vai ficar asquerosa.

Não consigo perceber como um dos jogos mais pueris do mundo justifique tanto folclore, já nem quero saber de falar dos milhões que movimenta. A esta altura do campeonato estou-me bem borrifando. Só quero que esta parolice nacional ou será nacionalizada, acabe. E por favor, não estendam bandeiras nas janelas, nem nos carros, nem nos pescoços, nem em lado nenhum como o brasileirão da vozinha amaricada costuma pedir (e já agora eu peço para retirarem as que ainda estão a apodrecer nas janelas desde há quatro anos).

Como não posso fugir para um lugar recôndito do planeta (infelizmente não ganho o mesmo que os parolos da bola), resta-me esperar que a ignóbil rapaziada da jogatina lusa, volte o mais rapidamente possível para casa, para a nossa vida voltar á sua estupidamente sã normalidade e eu poder voltar a conversar, a ouvir os meus programas de rádio e a ver televisão, porque até lá estarei em black-out!

20 de maio de 2008

A minha barraca é maior que a tua

Hoje o João Miguel Tavares do DN está no seu melhor...

http://dn.sapo.pt/2008/05/20/opiniao/a_minha_barraca_e_maior_que_a_tua.html


só resta aplaudir, pois sobre o assunto fica tudo dito!

16 de maio de 2008

Em Fátima (um recorde)



O Santuário de Fátima, que ontem acolheu 250 mil fiéis no final da peregrinação, também atraiu um número elevado de ladrões. Nos dois dias, a GNR surpreendeu 17 carteiristas – um recorde nos últimos anos –, cinco dos quais em flagrante delito. A GNR de Santarém mobilizou 30 militares de investigação criminal para seguirem os passos dos assaltantes, alguns conhecidos de situações anteriores e outros detectados pela primeira vez na Cova da Iria. Em Maio de 2007 foram identificados seis carteiristas e nos anos anteriores rondou a dezena.
"Notámos uma renovação dos ‘amigos do alheio’ e que a actividade já não é um exclusivo dos portugueses, pois identificámos alguns brasileiros e espanhóis", explicou um responsável da GNR, adiantando que o aumento do número de carteiristas é também um sinal da crise. Foi identificada uma mulher do Norte, com mais de 70 anos, que ainda agia com muita lucidez e astúcia.

CM on-line.

Também há notícias que me fazem sorrir, pelo sentido de oportunidade, pela internacionalização, pelas outras leituras dos fenómenos da fé e desculpem... mas adorei a estória da velhinha carteirista que com mais de 70 ainda não se reformou, ninguém lhe disse que a idade de reforma são os 65, ou a sua pensão é tão baixa que ela necessita de uns abençoados complementos?

14 de maio de 2008

Os Sem-Abrigo



Deputados vão destribuir a revista CAIS 2008-05-08 12:13 (TVNET)

O vice-presidente do PE Manuel dos Santos e a ex-ministra da Justiça Celeste Cardona são alguns dos políticos que vestirão amanhã, Dia da Europa, a pele de um sem-abrigo por um dia.
Um grupo de antigos e actuais deputados ao Parlamento Europeu (PE) participa amanhã, 9 de Maio, em Lisboa, na campanha de venda da revista CAIS, de apoio aos sem-abrigo, cuja edição de Maio é totalmente dedicada à União Europeia.
A iniciativa decorrerá às 11h00 no passeio pedonal do Centro Cultural de Belém, paralelamente às celebrações do Dia da Europa, durante a qual antigos e actuais deputados europeus envergarão o novo equipamento da CAIS para vender a revista.
O vice-presidente do PE Manuel dos Santos, o eurodeputado do CDS/PP Luís Queiró, a ex-eurodeputada e ex-ministra da Justiça Celeste Cardona e a antiga deputada europeia Margarida Salema são alguns dos políticos que vestirão a pele de um sem-abrigo.
O número de Maio da revista CAIS foi elaborado em colaboração com o Gabinete do PE e a Representação da Comissão Europeia em Portugal e aborda temas como os 50 anos do PE, os 22 anos de Portugal na UE, o Tratado de Lisboa e o Ano Europeu do Diálogo Intercultural, através de textos inéditos, cartoons e fotografias históricas.
Outros deputados europeus participarão na venda em diferentes locais do país entre 9 e 11 de Maio, nomeadamente em Santarém, Ourém, Aveiro e Funchal.
A acção culmina a 13 de Maio, dia em que várias figuras públicas estarão na Praça do Rossio, em Lisboa, a vender a revista CAIS, entre os quais os políticos Francisco Louçã e Ana Drago, a ex-primeira dama Maria Barroso, a presidente da Abraço, Margarida Martins, a actriz Filomena Gonçalves, o cantor Miguel Ângelo e Lili Caneças, entre outros.


Há notícias que espantam, há notícias que nos irritam e há notícias que repugnam.

Lamento senhores deputados, ex-primeira dama, e outras figuras públicas, mas não vão vestir a pele de um sem-abrigo ao vender a Cais. Ser sem-abrigo é dormir na rua, é estar na fila para a senha da única refeição quente do dia, é não ter cuidados de saúde, é lutar diariamente para conseguir lugar num abrigo temporário, é reunir todos os pertences num saco, é tapar o frio e a chuva com cartão... Vender a Cais pode fazer parte de um percurso, (discutível…) mas não resolve nenhum problema.
E já agora, com tanta figura pública a vender a Cais este mês quem é que a vai comprar aos sem-abrigo?
Este mês vai ser ainda mais dificíl amigos...
Por vezes as acções de marketing não dão os melhores resultados…

8 de maio de 2008

A pressão do tempo


O tempo não para, a vida não espera.



5 de maio de 2008

O parque infantil do Jardim da Estrela

O Jardim da Estrela tinha um parque infantil com brinquedos velhos e areia sebenta, (onde o meu olhar de mãe via colónias de micróbios em êxtase), que se infiltrava nos pés, na roupa e na paciência. E assim, ficámos contentes com as anunciadas obras de requalificação. Começámos a ver instalar, devagarinho, os novos equipamentos, um leão, uma girafa, baloiços novos e mais uns quantos divertimentos. Esperámos longos meses pela conclusão das obras. Mas, este fim-de-semana, quando voltamos ao parque, o A. ficou muito triste e não quis ir brincar e eu fiquei zangada, ou melhor furiosa. O novo parque infantil já abriu, com os novos brinquedos mas, pasme-se, com cascalho no chão. Parece que a obrigação comunitária de colocar pavimento anti-choque nas zonas de brincadeiras dos mais pequenos se aplica aos colégios e a todas as áreas de lazer que conheço na cidade (Parque dos Índios, Parque da Serafina, Jardim de Campo de Ourique, e tantos outros pequenos equipamentos por aí espalhados), mas no Jardim da Estrela não, com toda a certeza alguém achou que a proximidade da Basílica, de alguma forma, deveria divinamente proteger os nossos meninos de danos maiores…
Cascalho no chão, se não tivesse visto e apalpado com estas mãos que teclam furiosamente, eu não acreditaria!

Resolvi investigar o assunto na Net e entre comunicações de inaugurações e afins da CML descobri esta mensagem do Presidente da Junta de Freguesia da Lapa ao Senhor Vereador Dr. José Sá Fernandes, que aqui reproduzo :

Assunto: Parque Infantil do Jardim da Estrela

Venho por este meio fazer algumas considerações em relação ao Parque Infantil do Jardim da Estrela:

a) É com grande espanto que verifico que o Parque Infantil ainda não está terminado afectando largas centenas de crianças que semanalmente se deslocam a esse espaço.
b) Verifico também com espanto que o n.º de aparelhos colocados no Jardim Infantil é diminuto, não oferecendo, grande oferta, nem dignificando o espaço adjacente.
c) Verifico também com espanto que em vez de terem colocado piso amortecedor e protector de quedas, como exigem as Normas Comunitárias e como estão a ser implementados pela grande maioria da Câmaras, a CML numa atitude economicista voltou a colocar areia ou areão.
d) Que me lembre além da falta de segurança um dos motivos apresentado pela CML, e pela Divisão de Jardins para o encerramento do antigo Parque Infantil, foi a falta de higiene provocada pela a areia existente. Pensava eu e todos os frequentadores do Jardim que a situação ia mudar.
e) Não é em vão que as normas antigas exigiam que estes espaços tinham de ter uma altura mínima de 35cm e uma altura máxima de 60cm e que essa areia devia ser mudada de meio em meio ano e lavada todos os meses, algo que nunca foi feito.
f) Todos nós sabemos se no passado recente a Divisão de Jardins nunca o fez, não é agora que o vai fazer.
g) Não é por acaso que no ultimo ano, a Junta de Freguesia da Lapa, alem de ter lutado por este novo Parque Infantil e de se ter oposto por duas vezes ao seu encerramento e dado que a CML, nunca se preocupou, com a higiene, resolveu contratar uma Empresa de Desbacterização que duas vezes por mês, limpava a areia e eliminava todas as baterias nocivas à saúde, tudo isto sem qualquer apoio da Vereação.
h) Será que voltamos ao mesmo, ou estamos perante uma irresponsabilidade de contenção de custos, sem olhar o bem estar e a segurança dos nossos filhos. Com os melhores cumprimentos.

O Presidente da Junta de Freguesia da Lapa, Nuno Ferro
Publicado em: 16 de Abril de 2008


Eu bem me cheirava que havia politiquice misturada na coisa, mas logo com o Dr. Sá Fernandes, que me parecia um incorruptível homem de bem e se apresenta como um paladino da moral e dos bons costumes. Se já não se pode confiar a segurança dos nossos filhos a um super-homem da ética, então confia-se em quem?

2 de maio de 2008

No fio da navalha



"Os amores são facas de dois gumes, tem de um lado a paixão de outro os ciúmes, são desencantos que vivem encantados, como velas que ardem por dois lados."

Sérgio Godinho


Aprendi ultimamente que os desejos também o são....

1 de maio de 2008

Maio, maduro Maio

Foto: Landschaften
E chega Maio e não cheira a Verão ....