31 de março de 2009

Mensagem para D. Leandro

Caro D. Ilídio Leandro,

Não sei o que o move nesta cruzada de bom senso ao advogar contra a santa madre igreja a utilização de preservativo por aqueles que estão infectados pelo HIV. Não sei se apenas procurou um protagonismo que julgou merecer ou se o fez convicto de que a posição da sua igreja era autista e descontextualizada na circunstância e no modo. Seja como for, elevou a sua voz dissonante e mostrou ser um homem um tudo nada mais consonante com o mundo. Ainda que a questão da utilização dos preservativos não possa ser reduzida àqueles que sabem que estão contaminados, sendo a questão essencial a do pleno reconhecimento da sexualidade como dimensão da humanidade. Mas ainda assim lhe presto a minha homenagem afirmando que: vossa eminência é um homem com os legumes no sítio! Embora acredite que por pouco tempo, pois ou muito me engano ou a santa sé rapidamente os transformará em puré!

30 de março de 2009

Por favor não incomodar!



Estou com uma crise aguda de jet lag e de mau humor. Combinação explosiva. Primeiro, porque não fui viajar e depois porque não percebo porque é que uns filhos da mãe quaisquer decidem que devemos alterar duas vezes por ano os nosso ritmos biológicos.

26 de março de 2009

Lisboa III - A nova AR

Ontem devia ter sido feriado nacional.
Os portugueses deveriam ter saído à rua, pulado e saltado a comemorar a renovada sala da AR.
Não é todos os dias que se inaugura a sala do parlamento mais moderna da Europa, aliás do mundo, nas palavras do seu digníssimo presidente, e quem sabe (acrescento eu) a mais moderna também desta e doutras galáxias.

A tecnologia de ponta, o conforto, a climatização, a modernidade, aliadas ao classicismo de outrora e à segurança da nova parede anti-sísmica que fez dispara os custos da obras em apenas 8,qq% (o que também é em si um recorde uma obra nacional derrapar tão pouco, no dizer da senhora curadora do edifício).

Assim, bem pagos, bem protegidos e sofisticadamente instalados os nossos dignos representantes talvez possam elevar o nível das suas intervenções, dedicar-lhes mais tempo e atenção, sobretudo quando a sala se iluminar de azul para evitar que adormeçam em pleno hemiciclo, após frugal repasto, e melhorar significativamente o património legislativo nacional relativo por exemplo a escolas degradadas, ou a escolas que continuam a funcionar em contentores (para minorias ou sem elas), edifícios públicos que continuam minados de amianto, casas degradas, sem-abrigo, e tantos outros que poderiam ter beneficiado dos 4,5 milhões de euros gastos na faustosa obra de modernização da sala.

Mas alegre-se o povo de Lisboa, já temos um verdadeiro bunker, se ocorrer o prometido sismo na capital, corram para a AR aí estarão em segurança, não sei é se nos deixarão entrar?

23 de março de 2009

Lisboa II


Depois de muito me ouvir praguejar sobre as filas e o trânsito e de várias ameaças de que vamos viver para o campo, e quando já estava quase a ter um enfarte, porque andar com a porcaria de uma carrinha no meio da cidade também não dá jeito nenhum para estacionar, e porque preciso de um carro pequeno, e porque a rua do colégio me põe os nervos em pé, com as parvas das tias a parar no meio da rua e eu estupidamente à procura de um lugar para estacionar o charuto porque não consigo ser mal educada, como elas, e depois de muitos gritos e apitos... porque vou chegar atrasada e não tenho vida para isto e .....
Uma vozinha lá de trás sugeriu que para mim o ideal seria um smart com asas ... e não é que o puto tem razão, acabei de descobrir um na net... será que isto está à venda?
Já me imagino a sobrevoar a ribeira das naus e o terreiro do paço e a fazer manguitos aos parvalhões dos policias de trânsito que todos os dias "marram" comigo!!
Boa filho!

Lisboa I

Uma pessoa paga o couro e o cabelo para viver no centro da cidade, o apartamento custa o dobro ou o triplo do preço, mas é uma opção assumida para não desperdiçar a vida em filas, para estar perto das escolas (que também custam o dobro) e do emprego, para poder ir almoçar a casa quando lhe apetece, para ter acesso a bens e serviços (?), para passar mais tempo com a criança, e sei lá mais para quê… e depois o raio do presidente da Câmara, para mostrar obra feita, a única creio eu, resolve que o rio precisa de não sei o quê, e o percurso de 15 minutos torna-se num pesadelo de mais de uma hora .
De que me serve ter no código postal 1070, se demoro o mesmo tempo a chegar a casa que quem mora na linha de Sintra ou na outra banda?
M#”$%$#” para isto!

19 de março de 2009

Áustria

Desde pequena não gosto da Áustria, terra onde a pequena Heidi foi explorada e maltratada e muito teve de sofrer para voltar às montanhas do seu avozinho e do seu amigo Pedro. Há anos, não gostei de visitar a Áustria, não gostei da frieza daqueles palácios nem da soberba daquelas gentes.
Mas hoje, pensei como deve ser bom viver num país em que o sistema de justiça funciona de forma rápida e expedida. Têm monstros, pois têm, tal como cá, mas lá são julgados e punidos, por cá, ou muito me engano ou para além de chorudas indemnizações ainda hão-de receber comendas e elogios públicos.

18 de março de 2009

Beijo




"...o beijo é um truque inventado pela natureza para travar a fala quando as palavras se tornam supérfulas..."
Ingrid Bergman

17 de março de 2009

Responsabilidade

Por favor, não os percam de vista, não se esqueçam deles dentro dos carros, não os deixem brincar em locais perigosos, não os deixem sozinhos em casa, não lhes larguem a mão, não os transportem de carro sem ser em cadeiras seguras, não os deixem sozinhos no jardim, nem ao pé de piscinas, ou mesmo na banheira. Percebam que eles não têm consciência dos perigos, que são crianças e que têm de ser protegidas .
Por favor façam isso, é que as notícias dos média são piores de dia para dia.
Cuidar de crianças exige muita responsabilidade, toda a responsabilidade do mundo, e mesmo assim....

13 de março de 2009

Silêncio


(re)descobrimos o silêncio quando o nosso filho (de 5 anos) vai passar o fim-de-semana fora.
Que bom!
Que estranho.
Que saudades...

e nós os dois voltamos por 48 horas a ser só nós.
Que bom!
Que estranho.
que saudades...

11 de março de 2009

Felicidade

Felicidade


Agora que as dores já passaram, basta-me sol e não estar fechada no convento para ser quase integral e completamente feliz...
[não fora a nuvem de ter que regressar na segunda-feira].

3 de março de 2009

Fiquei preocupada com a ingratidão...

Rezam os jornais do dia que um rapazote de 18 anos tentou envenenar a mãe para que ela não fosse tirar satisfações com a sua namorada com que ele tinha tido uma zanga. Fiquei preocupada, horrorizada mesmo, estes putos são uns desnaturados, uns ingratos, não sabem que a mãezinha é que sabe sempre o que é melhor para eles.

Como mãe de filho único, uniquíssimo (de ainda 5 anos é certo, mas o tempo passa tão depressa e eles são cada vez mais precoces) assumo que sou muito bem capaz de fazer bem pior do que ir tirar satisfações à pindérica que se zangar com o meu bebé, aliás, quando for a altura de ele começar com a conversa das namoradas, vou ser eu a primeira a envenenar qualquer uma que se aproxime do meu lindo bijou. Anda aqui uma gaja sem dormir anos e anos, a lavar o rabinho do petiz, a fazer sopinha, a tirar febres e a curar tosses, a levar à escola, à música, à ginástica, para depois uma qualquer, uminha, criada sabe-se lá por quem, andar a destratar o nosso menino mais lindinho. Nem pensar. Jamais. Só por cima do meu cadáver.
Pena que já não se use como antigamente, em que nas boas famílias os filho únicos ou os mais novos ficavam solteiríssimos até as mãezinhas falecerem, isso é que era certo. Aí era, era.

E já agora acrescento, depois de ter um filho comecei a compreender melhor as sogras em geral, e as que me passaram na vida, em particular, com as quais sempre alimentei verdadeiros ódios de estimação. Assumo aqui que sempre fui (sou e serei) uma nora do pior, porque os gajos têm de ser educados como deve de ser, porque as cabras das suas mães os estragaram de mimalho uma vida inteira, por isso é preciso rédea curta, mesmo muito curta…