30 de maio de 2009

Sem comentários ou...com tudo por dizer


por nós, por eles... olhem à vossa volta e reparem...

há dias em que é bom trabalhar, há dias em que o profissional e o pessoal se misturam miraculosamente, há dias em que tudo faz sentido...

27 de maio de 2009

Pela Alexandra

Peço a todas as farmácias da cidade de Guimarães e arredores que recusem veementemente a venda de quaisquer ansiolíticos, antidepressivos, tranquilizantes ou soporíferos, ainda que com receita médica, aos eminentes juízes e juízas do Tribunal da Relação de Guimarães.

Quem toma determinadas decisões deve viver com o seu peso na consciência, deve ter insónias, deve deprimir, deve ter vergonha de se olhar no espelho, deve ficar impotente ou frígida, mas sobretudo deve estar bem lúcido(a) para reconhecer as consequências brutais dos seus erros.

Já agora senhores taberneiros de Guimarães, nem um copo três, nem uma gota do garrafão, para esses senhores e senhoras meritíssimos juízes. Nem pelo álcool se deverão poder alienar desta realidade.

E senhores Ministros que tutelam os tribunais, os serviços de estrangeiros, a segurança social e as comissões de protecção de menores, não venham agora sacudir a água do capote e assobiar para o lado…os senhores também são responsáveis pela situação da Alexandra, se não por acção, certamente por omissão.

[E que tal um pedido de desculpas público a todas as mães e pais deste país que amam e protegem e cuidam os seus filhos do coração, e a assumpção de que cometeram um erro terrível que jamais poderá ser corrigido.]

Já chegou o meu brinquedo novo...

É tão lindinha, tão pequenina, castanhinha, cor de chocolate, e vem substituir a minha antiga agenda electrónica....
Estou rendida, muito mais funcionalidades e metade do tamanho!

Pronto, pronto, também sou uma gaja fútil... só não tenho o fetiche dos sapatos estapafurdios, gosto mais destas coisas que custam o mesmo que uns Louboutin, mas não fazem doer os pés e ajudam-nos a gerir a vida!

26 de maio de 2009

Recado para o Sr. Presidente da CML


Em 20.04 descrevi como o caldo estava entornado no trânsito desta cidade maldita... nessa data, para além das obras da Ribeira das Naus, que me continuam a transtornar a vida no o regresso a casa, pois tenho que passar a levantar o puto no colégio, tinha rebentado um conduta da EPAL na Av.de Berna, o meu percurso da manhã, que demoraria previsivelmente cerca de uma semana a reparar, dizia o Senhor Presidente da Câmara no próprio dia em directo na TV, pois bem, só ontem, segunda-feira, dia 25.05 finalmente as obras terminaram ...

Senhor presidente foi uma semana loooongaaaaa, mmuuuiiiiito looonnnngaaaaaaaa..... de qualquer modo obrigadinha!!!



E já agora, deixe que lhe diga, não conte com o meu voto para a sua ambicionada reeleição em Outubro, tá bem? (penso que compreende!)


24 de maio de 2009

Os cartazes da campanha...ii

Não sei voltarei ao assunto dos cartazes, porque ao passar pelos do PS fecho os olhos e acelero com medo que o senhor comece a cantar o "fantasminha brincalhão", que tanto tive que ouvir quando o puto era mais pequeno.
O cartaz do Nuno, do CDS/PP, também me assusta, porque fico sempre com a sensação, que ele vai saltar do cartaz e pregar um estalo ao primeiro que por ele passar, porque o homem transpira quilos de assertividade, e como a foto está ligeiramente inclina parece mesmo, mesmo que vai cair...
Quanto ao outros que por aí andam, não me são estranhos, mas não sei quem são, parece que andaram aí metidos nuns movimentos contra a vida das mulheres que não tinham dinheiro para ir a Espanha fazer uma IVG e isso eu não lhes posso perdoar...

Os cartazes da campanha... i

Corrijo o post de ontem, o BE também já tem novo cartaz, vi-o hoje pelo canto do olho em Alcântara, também já tem o Miguel, em pose de galheteiro, isto é, incluído num trio com mais outro homem e uma mulher, depreendo que os segundo e terceiro na lista para a Europa, sim que por muito liberais que sejam aquilo não deve ser nenhum apelo à menage a trois...

confesso que preferia o cartaz anterior...

A campanha do Rangel...

Há tempo que aguardava os cartazes do "tio" Rangel. Não me fazia sentido que em plena pré-campanha ainda fosse a líder do PSD a dar a cara ao lado dos cabeça de lista dos outros partidos políticos/movimentos, com excepção do cartaz do BE que optou por "aquele abraço" entre o senhor Presidente da Comissão e o senhor Pinto de Sousa.
Ora, na sexta-feira descobri o primeiro cartaz: fundo verde, foto catita com olhar cintilante, com a seguinte mensagem "pelo interesse nacional eu assino por baixo", achei a frase estranha, vazia, despropositada, mas o semáforo abriu e eu não pensei mais naquilo. Hoje, quando regressava a casa, justamente quando se abatia um dilúvio sobre a cidade, deparo-me, em mais um semáforo, com um outro cartaz, desta vez com fundo vermelho, a mesma foto e com a mensagem "as famílias portuguesas acima das famílias europeias" e repetia o "eu assino por baixo". Esta frase intrigou-me pela sua ininteligibilidade, que raio o homem realmente se propõe assinar? Como gosto de um bom mistério (não tivesse lido na adolescência milhares de livros policiais) dediquei-me à pesquisa: fui consultar a página oficial do PSD, para ver se percebia as frases, eventualmente enquadradas num discurso. Mas não, nada de nada, apenas depreendi que vão existir provavelmente mais alguns cartazes, um amarelo, um azul e um acastanhado, com frases igualmente despropositadas rematadas com o famoso "assino por baixo".

Eu suspeito que, de facto, no Parlamento Europeu se discutam coisas absolutamente abstrusas, e que eventualmente o estratega da campanha até possa conhecer essa realidade, mas gostava que o "tio" Rangel fizesse mais no PE do que andar a assinar por baixo todas as parvoíces que lhe colocarem debaixo do nariz.
É que o espírito crítico nunca fez mal a ninguém...

22 de maio de 2009

Nada a dizer...

Com esta previsão de tempo para o fim-de-semana, nada se me oferece dizer...

Nem sobre a Alexandra que foi roubada aos pais e levada para a Rússia para uma família que não é a sua, nem sobre a gravação de uma aula de uma professora perfeitamente descompensada e infeliz, nem sobre as expectáveis falsas novas pistas sobre mais um raptor da Madie, nem sobre o congelamento de salários dos pobres gestores do Banco de Portugal e muito menos sobre o primeiro outdoor com Paulo Rangel, o candidato do PSD às europeias, que me dizem, nasceu um ano depois de mim mas que parece ser meu tio...

Pois é, com o tempo que se aproxima não me apetece dizer mesmo nada....

19 de maio de 2009

Gestão de Recursos Humanos








O convento

Como chamar a um convento com um big brother acabado de instalar...
Vou passar a dizer que trabalho onde?

18 de maio de 2009

Relações adolescentes...

Alguém me consegue explicar a relação directa entre um adolescente ter acesso a informação e a preservativos gratuitos e a sua obrigatória utilização?
Talvez seja mais fácil explicar a relação entre sexo não protegido e contaminação por HIV ou no mínimo uma gravidez indesejada.

Desculpem lá, mas à segunda-feira de manhã a estupidez incomoda-me excepcionalmente.

17 de maio de 2009

Instintos Assassinos


O ruído exaspera-me, desperta o que de pior há em mim.

Na sexta à noite teria assassinado com requintes de malvadez os meus vizinhos de cima durante as suas experiências de karaoque caseiras. Neste preciso momento tornar-me-ia uma bombista suicida na esplanada do café ao lado de minha casa onde uns brasileiros guincham forró a plenos pulmões desde as 16.00h, enquanto eu tento ler o Quadro de Referência Estratégico Nacional.
Quando é que convenço o gajo a ir viver para o campo?

Em nome da minha infância onde isto era mesmo importante...



Alguém viu? Ficámos nas posições habituais, certo?

O puto em dia de Eurovisão II

Ao ver a transmissão directa da Nossa Senhora de Fátima a aportar a Cacilhas pergunta: "porque é que a nossa senhora é virgem?"
Explodi em gargalhadas, este puto é mesmo meu filho, foi exactamente esta a pergunta que aos 10 anos me fez ser expulsa da catequese e consequentemente nunca ter sido baptizada.
Embora a catequista não me tivesse explicado eu, confesso que com toda a convicção, tentei dar uma resposta mais ou menos coerente...

O puto em dia de Eurovisão I

Apareceu ao final da tarde na sala, vindo do seu quarto mágico, com uma folha escrita com letras garrafais em lápis de carvão. A folha tinha duas palavras: mar e amor.
Fiquei calada a olhar para este menino que aos 5 anos escreve sozinho as minhas palavras favoritas....

13 de maio de 2009

Bom dia...


Depois de uma noite 3 vezes interrompida: à 1h a perguntar se ainda faltava muito tempo para ser de manhã, às 3h com um sonho mau, que me obrigou a ir para a cama dele e (tentar) dormir lá até às 4,30 toda engellhadinha, e às 6 quando precisou de companhia para ir fazer xixi, só me resta ir tomar um substancial pequeno almoço...para ficar forte e enfrentar o dia com energia!
Nota: um simples café para mim não é solução, sou alérgica!

8 de maio de 2009

Ele

Ele é um companheiraço.
Ele não é daqueles simpáticos que ajuda em casa, ele faz pela vida, tal como eu. Ele partilha!
Ele assumiu o filho desde o primeiro minuto: fraldas, noites, biberões, banhos, antibióticos e pediatras. Ele cozinha (como ninguém! e 100 vezes melhor que eu), ele estende roupa, ele aspira, ele vai às compras, ele trata do terraço, ele pendura quadros, ele arranja torneiras, ele pinta paredes, ele lava os vidros, ele lava os carros e vai pôr-lhes gasolina (coisa que eu não faço). Enfim, poder-se-ia dizer que é um homem XXI, civilizado, inteligente, de cabeça arrumada, sei lá …quase um nórdico.
Mas (esta estória tem um mas), ontem (re)descobri a sua latinidade … quando depois de semanas e semanas reclamei e lhe pedi para chegar a casa pelo menos antes da 19.30h, para fazer um jantar aceitável (que eu e o puto já não aguentamos mais a minha comida) e tratar do puto que eu tinha que estudar, ele lá conseguiu escapar a uma reunião tardia, agendando-a para hoje de manhã. Mas (aqui está o mas) durante o jantar na conversa descobri que ele estava ali connosco porque usou o “famoso argumento” que tinha que ir buscar o meu carro à oficina que fechava às 19.30h e não com a verdade de que tem uma família com a qual não jantava em casa à quase um mês e que precisava de tomar conta do filho. Eu sei que é preciso saber viver, eu sei que ele estava ali, mas deitei-me com este incomodo na alma, esta desilusão… pode ser disparate, mas fiquei magoada!

Que raio de cultura é esta em que é aceitável sair do trabalho depois de lá estar mais de 10 horas para ir buscar um carro á oficina e não por se ter compromissos familiares!
E ele alinhou no esquema…

6 de maio de 2009

Porquê?


Há dias que acordo com uma música na cabeça que me acompanha todo o dia e que [involuntariamente] acabo a trautear mil vezes (o que põe toda a gente que me rodeia ainda mais maluca que o habitual).
Há dias em que é uma notícia, uma simples frase, um poema, uma imagem, que me acompanham até ao adormecer.
E há dias como hoje, em que nada faz sentido, onde sobre mim paira a enorme interrogação: Porquê?
Que razão me impele a fazer os mesmos gestos diários, a repetir monocordicamente, o mesmo acordar matinal, a fazer o mesmo percurso, a ir para o mesmo trabalho, para ligar a mesma máquina e fazer as mesmas coisas, e depois regressar pelo mesmo caminho, para seguir pela enésima vez as mesmas rotinas, até me arrastar esbaforida para a cama. Porquê? Porque é que isto é assim… porque é que não posso simplesmente ser livre e decidir: hoje não me levanto; hoje vou ler o livro que me apetece; hoje vou ver o mar; hoje vou passear com o puto; hoje pego no gajo e vamos dar uma volta de mota; ou hoje fico enroscada no sofá a ver os piores programas da tv e a chorar com tanta desgraça alheia….
Porque é que me levantei hoje? Qual é o grandioso objectivo do dia? Qual é a elevada missão? Que enorme desígnio tenho por cumprir?
Se morresse neste instante o mundo não pararia por mim…então porque é que não posso fazer só o que me apetece?

4 de maio de 2009

Maternidade


[Ainda que com um dia de atraso].
Obrigada mãe, sobretudo por amares tanto o meu filho. [confesso que isso me fez reconciliar internamente contigo.]
Obrigada filho, por me fazeres descobrir diariamente como é amar incondicionalmente.