30 de novembro de 2011

Estado d'alma



De malas feitas, para recomeçar de novo.

Nada me estimula mais do que um desafio, uma mudança, a expectativa do desconhecido.

Aguardo ansiosamente a guia de marcha.


Termino Novembro com esperança, será que começarei Dezembro com alegria?


( até às 16.30h de hoje a carta ainda pode chegar ....) [ como gostaria de ser uma mulher de fé!!!]

17 de novembro de 2011

Há atitudes sem preço!









Ronaldo apela à doação de sangue e medula óssea para ajudar filho de Carlos Martins
16 11 2011 09.06H
Cristiano Ronaldo, capitão da seleção portuguesa de futebol, expressou terça-feira a sua solidariedade ao médio Carlos Martins, cujo filho se encontra doente, e apelou à doação de sangue e medula óssea.
Destak/Lusa
destak@destak.pt
“Quero dedicar esta vitória ao Carlos Martins, cujo filho se encontra a passar por um delicado momento de saúde, e quero revelar a minha disponibilidade e dos meus colegas para apelarmos a todos nos sentido de o ajudar”, disse o avançado do Real Madrid, que manifestou "fé nas melhoras" da criança.
Também o selecionador Paulo Bento se referiu ao mesmo assunto: “Esta vitória também é para o Carlos Martins, que está a passar por um momento difícil da sua vida, e apelarmos à doação da medula óssea para ajudarmos todas as crianças que disso precisam”.
Carlos Godinho, diretor desportivo da seleção, fez o mesmo apelo, após a vitória de Portugal sobre a Bósnia-Herzegovina, por 6-2, no Estádio da Luz, em Lisboa, onde a equipa das lusa assegurou a presença no Euro2012.Ronaldo apela à doação de sangue e medula óssea para ajudar filho de Carlos Martins
, cujo filho se encontra a passar por um delicado momento de saúde, e quero revelar a minha disponibilidade e dos meus colegas para apelarmos a todos nos sentido de o ajudar”, disse o avançado do Real Madrid, que manifestou "fé nas melhoras" da criança.
Também o selecionador Paulo Bento se referiu ao mesmo assunto: “Esta vitória também é para o Carlos Martins, que está a passar por um momento difícil da sua vida, e apelarmos à doação da medula óssea para ajudarmos todas as crianças que disso precisam”.
Carlos Godinho, diretor desportivo da seleção, fez o mesmo apelo, após a vitória de Portugal sobre a Bósnia-Herzegovina, por 6-2, no Estádio da Luz, em Lisboa, onde a equipa das lusa assegurou a presença no Euro2012.




Fico incrédula com esta noticia, pergunto-me como é que estes pais, que vivem uma vida certamente muito desafogada, não investiram na preservação, no momento do parto, de células estaminais do seu filho para o proteger desta e de outras eventualidades. O meu filho nasceu à quase oito anos, quando ainda pouco se falava do assunto, e eu nem que tivesse passado fome nunca abdicaria de o fazer. Foi, como costumo dizer, o primeiro seguro de saúde/vida que lhe quis oferecer.


Desejo tudo de bom para o Gustavo, que encontre um dador compatível, e cresça forte e saudável.


Mas , por favor, que todos os pais compreendam que estas coisas não acontecem só aos outros e que a ciência e algum investimento ( que não é maior que comprar um lindo carrinho para passear o bebé da marca xpto) pode ajudar a salvar os seus filhos... e isso não tem preço.

14 de novembro de 2011

14.11.1921

Embalou-me muitos choros, protegia-me dos ralhetes da mãe, punha-me mercúrio nos joelhos depois dos trambolhões, catava com paciência os piolhos dos meus longos cabelos e ensinou-me o pouco que eu quis aprender de artes domésticas.
Fazia os melhores bifes de vaca do planeta, e os únicos rins de porco que alguma vez comi (porque nenhuns se lhes comparam), embora não tivesse qualquer jeito ou imaginação para cozinhar: nos almoços de domingos invariavelmente comia-se cozido à portuguesa, dobrada ou carne assada.
Não foi perfeita, tinha as suas manias e teimosias (que aliás a família reconhece em mim), mas era o pilar da família: a profunda protectora do seu filho mais novo (tinha um amor desmedido por ele, era a sua paixão!) e o suporte logístico das suas filhas. Criou-nos a todos com a dedicação suposta a uma mulher da sua época, cumprido as obrigações de uma dona de casa.
Nós duas, tivemos uma relação profunda e difícil, sinto que sempre achou que roubei ao seu querido filho (8 anos mais velho que eu) o amor do seu pai, meu precoce avô, com quem tive uma relação muito especial. Depois de anos de psicanálise percebi que algumas das minhas dores mais profundas tinham sido alimentadas por ela. Perdoei-lhe há muito.
Hoje, se tivesse sobrevivido ao cancro no pulmão, completava 90 anos.
Confesso que tenho muitas saudades daquela vaidosa senhora de metro e meio que sustinha as nossas vidas… sobretudo lamento que não tenha conhecido o meu filho.

Beijos avó.