29 de junho de 2009

Resiliência *


Entrámos em 2009 conscientes de que este seria um ano difícil.
E não pela crise económica mundial e nacional, nem pelo buraco do ozono e consequente aquecimento global, nem por aqueles que amamos e sabemos que perderemos ao longo do tempo…

Sabíamos que iria ser difícil para nós, enquanto par e enquanto família.

Sabíamos que estaríamos assoberbados de trabalho, para além do trabalho, eu com a dissertação de mestrado, tu com três campanhas eleitorais para fazer.

Pensei em desistir, mas tu convenceste-me que seriamos capaz de conciliar tudo.

Já passaram seis meses, já aconteceu uma campanha, (a mais simples é certo), eu ainda tive que me preparar para um concurso que não estava previsto, mas que me pôs a estudar como uma adolescente durante alguns meses e me atrasou o projecto de dissertação. O que deveria ser feito em um ano, terá agora de ser feito em seis meses. Entretanto, as datas das eleições estão marcadas, vai ser um non stop” que nos impedirá de ter sequer uma semana de férias em conjunto, porque tu não vais ter férias de todo.

Estamos cansados, sonolentos, desgastados. E temos um puto que nos ocupa a alma e a vida. Até agora, conseguimos sempre conciliar a ausência de um com a maior presença do outro, mas a partir de agora é que vai ser o grande teste.

Sinto que a primeira parte do ano, foi o aquecimento, um pequeno treino para o que nos espera no segundo semestre: o caos total.

Mas sei também, que se o puto continuar a rir às gargalhadas com as nossas palermices, como eu ir leva-lo ao teu trabalho já de pijama vestido para lhe poderes dar um beijo de boa noite ou contar uma história, se conseguirmos continuar a namorar a desoras, nem que seja pelo telefone, se me vieres fazer massagens nas costas quando chegares já de manhãzinha e eu ainda estiver no computador a trabalhar e ficarmos deitados no sofá da sala a ver o sol nascer (porque àquela hora já não vai valer a pena desarrumar a cama).

Se chegarmos a Dezembro todos juntos, com os objectivos cumpridos, significa que superámos um enorme teste, que seremos uns vencedores e quase que aposto que vamos os dois envelhecer juntos a ver o nosso menino crescer.




*Resiliência é um conceito que se refere à propriedade de alguns materiais, de acumular energia quando exigidos ou submetidos a stress, voltando em seguida ao seu estado original, sem qualquer deformação - como um elástico ou uma vara de salto em altura, que se verga até um certo limite sem se quebrar e depois retorna com força, lançando o atleta para o alto.Resiliência para a física é, portanto, a capacidade de um material voltar ao seu estado normal depois de ter sofrido pressão.A psicologia tomou emprestada essa imagem, definindo resiliência como a capacidade do indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas (choque, stress ou trauma) sem entrar em surto psicótico.Fonte: http://pt.wikipedia.org

6 comentários:

Anónimo disse...

coragem! vao conseguir!!!

leitanita disse...

Esta é a minha mana linda!
E esta a familia linda que eu amo! E que me provou que as palermices nos aquecem a alma. Bem hajam pelo puto de pijama aos "gritos" no Canas... Vao conseguir sim!

Anónimo disse...

Gostei muito deste teu post.
Apesar das dificuldades que contas que já passaram e por aí vêm, espero que consigam ultrapassar todos os contratempos!
:)

Brisa disse...

Se partem para as dificuldades com um espírito tão realista quanto optimista, alguém tem dúvidas do fim feliz??

Unknown disse...

Resiliência tb é a enorme capacidade humana de lidar com as nossas fragilidades e descobrir recursos... que nos ajudam a lidar com as vicissitudes da vida... e que melhor forma quando pl humor e sobretudo pl amor... com Amor!?
Bj
MH

ah! Fonte: ..... saiu-me assim! ooppsss!

Xanuca B disse...

Ai, Ai....

a vossa confiança, ajuda-me a acreditar que é possível.

Obrigada!

Beijos