Desde há duas semanas (a última de férias e a primeira de trabalho) tenho insónias, assolam-me súbitas mudanças de humor, não me apetece comer nada de jeito (excepto chocolates, gelados e frutos secos), estou exausta, ansiosa, irritável, (basta que estejam dois carros à minha frente no semáforo e eu já me sinto numa fila de trânsito imensa e fico prestes a desfazer-me em lágrimas), tenho dores musculares generalizadas (a minha hipocondria até já me fez pensar numa hipotética fibromialgia), tenho dores de cabeça desde manhã e à noite chego a ter vómitos.
Estou doente, sinto-me doente de tristeza...
Pesquiso na net e descubro que os sintomas coincidem com o já estudado síndrome pós-férias que por esta altura do ano afecta cerca de 35% da população activa. Mas há grupos que são mais afectados do que os outros: as mulheres trabalhadoras com menos de 45 anos ( tal qual moi!!!). Aparentemente as mulheres têm mais dificuldade em regressar à rotina porque isso implica conciliar, de novo, as responsabilidades familiares e laborais. Quanto ao facto de estes problemas afectarem mais os trabalhadores com menos de 45 anos, isso acontece, porque é nesta idade que as pessoas têm mais expectativas sobre o tempo de lazer. Por isso, o regresso ao trabalho é mais doloroso. (E não sabem eles o quão doloroso é regressar ao meu em especial!!!)
Apesar de tudo, parece que o sofrimento não dura muito. Regra geral, a síndrome pós-férias não se prolonga por mais que uma ou duas semanas e é ultrapassado sem recurso a ajuda especializada.
Há deve ser isto que eu tenho... mas pelo sim, pelo não: é melhor ir ao médico!
7 comentários:
...o problema é se começa a sofrer do síndrome pós-fim-de-semana, como moi.....
crónico?
lá começa a palermice...deixe-se disso! toca a concentrar as energias noutras coisas. vá para a ginástica, pesquise lá a história do curso de cozinha para irmos,...agora, perder tempo a pensar em doenças?! NOT!!!!!!!
Ai ai ai ai ai!!!!!! Pára lá com a busca incessante de uma potencial doença ainda para mais na net!!! Falta demasiada informaçao para se poder tirar conclusoes pela net! OK????
Já estás melhor?
Obrigada pela preocupação, mas de facto sinto-me cada vez pior... a síndroma ao contrário do que os médicos predizem está a piorar e não a diminuir com o tempo... tambem não é de estranhar com este céu que amanheceu cinzento e com o meu vitória de setúbal humilhado!!!
eu preciso é de repouso, de um bom livro e de me mudar para onde mesmo de inverno se pode ir de férias para a praia....
bjs
Aqui, ainda para por o céu mais cinzento, há um pequeno grande incêncio...
E o ar condicionado do edifício está um gelo...
Enviar um comentário