16 de abril de 2012

Fim-de-semana sem cozinheiro é fim-de-semana de restaurantes.
Mas a crise, a crise, senhores a crise, que me levou os subsídios e parte do salário mensal obriga-me ao esforço da contenção.
E então vou para a cozinha: concentro-me, respiro fundo, mas tremo.
Vou fazer um básico, nada mais simples que um salmão grelhado com legumes cozidos. Não saio da cozinha, olho ansiosamente para os tachos, queimo-me no raio da cena de cozer os legumes ao vapor, espirra e tacho para o fogão, ponho o salmão a grelhar, a casa é invadida por fumo, os lombos de salmão rapidamente se tornam tostas ainda que por dentro se mantenham cruas que nem sushi, desespero e asfixio. Corro a fechar as portas dos quartos e a abrir a janela da cozinha. O puto entra a perguntar o que está a queimar. Olha desconsolado para o salmão, que tanto adora, encolhe os ombros e diz: porque é que não fomos jantar fora mãe, tu já sabes que não és capaz?

Vai tudo para o lixo, as batatas estão em papa, as cenouras rijas os brócolos ainda estão crus dentro daquele cestinho do vapor, o salmão estorricado.
Caiem-me grossa lágrimas cara abaixo.
Porque é que não consigo fazer, porquê, porquê? Toda a gente consegue! Eu tento, eu tento, eu gostava de gostar, eu gostava de saber… mas não sei. Qualquer coisa que experimento me sai mal ….

Vestimos os casacos e fomos jantar ao restaurante.

Depois de o adormecer vou navegar um bocadinho na net, no facebook tenho comentários sobre uma receita estrambólica que num dia destes, no trabalho, comentei que por vezes fazia com algum sucesso.
Duas colegas experimentaram-na e parece que gostaram. Por segundos senti-me uma maga da culinária com direito a receita própria e tudo. Fiquei tão feliz como uma criança em noite de natal.
E tenho cada vez mais vontade de fazer um curso de culinária, daqueles básicos, básicos. Pena que sejam tão caros e que a crise se tenha instalado no meu rendimento anual… que pena …

2 comentários:

Helena disse...

Temos de conversar, para lhe dar umas dicas de sobrevivência na cozinha!!

Helena disse...
Este comentário foi removido pelo autor.