11 de janeiro de 2008

Diversidade Cultural

2008, Ano Europeu do Diálogo Intercultural foi oficilamente lançado no dia 8 de Janeiro em Ljubliana, na Eslovénia, pelo Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso.
Esta iniciativa quer enfatizar o carácter intercultural da Europa. "Queremos ir para lá das sociedades multiculturais onde diferentes grupos e culturas coexistem lado a lado: a mera tolerância já não é suficiente. Precisamos de dar um impulso para conseguir uma verdadeira metamorfose nas nossas sociedades, de modo a conseguirmos criar uma Europa intercultural, com respeito universal pela dignidade humana", afirmou o comissário europeu para a Educação, Formação, Cultura e Juventude, Ján Figel.

Para a implementação deste ideal serão realizados 27 projectos nacionais e sete projectos pan-europeus.

Procuro incessantemente a data da apresentação do projecto nacional e estranhamente, ou não, não encontro qualquer referência ao "ano" no Portal do Governo. Começo a desconfiar que este ano europeu de 2008 vai ser tão eficaz quanto o 2007 "ano europeu para a igualdade de oportunidades para todos". Realmente que é que se vai chatear com estas coisas da igualdade, da dignidade, da diversidade cultural se temos futebol, touradas, arraiais populares e o novo aeroporto em Alcochete .... cada país é livre de estabelecer os seus interesses nacionais, sem colidir com a aprovação do tratado de Lisboa, claro está.
Talvez em Dezembro voltemos a conversar sobre o assunto para contabilizar o pouco que se fez!


Sem comentários: