28 de abril de 2008

PSD - a bruma


- A senhora esfíngica, gélida e dura, que iniciou a luta contra o défice, descredibilizou a administração pública e nos empobreceu ao congelar salários, de quem aliás o actual 1º ministro parece ser o principal fã e seguidor.

- O menino guerreiro, que parte e volta, que abandona e regressa e jura que não voltará, mas vem mais uma vez, porque não resiste ao abismo das luzes da ribalta.

- O belo quarentão, que não se consegue descolar da imagem do jovem líder carreirista a quem não se reconhece ainda credibilidade para vir a governar um partido quanto mais um país.

- Os outros, tão obscuros, que nem sei quem são, certamente procuram os seus segundos de glória nos média, o que aliás poderiam resolver facilmente com a ida a um qualquer concurso de Tv.

- E paira ainda a sombra insular do homem que canta desafinado quando bebe demasiada poncha, verborreia contra o continente e conseguiu transformar a ilha que governa, há mais de 30 anos, num labirinto de túneis.
Isto é tudo o que o PSD tem para oferecer, aos seus militantes e ao país?

Então ainda não bateu no fundo, como alguns apregoam, apenas está a iniciar a sua curva descendente a caminho da desintegração…

Assim, e porque o meu candidato ainda não o quer ser, aguardo ansiosamente a chegada de D. Sebastião! (sempre é mais verosímil que as propostas acima) :)

24 de abril de 2008

Comemorar, sempre.


Sei que estás em festa, pá
Fico contente
E enquanto estou ausente
Guarda um cravo pra mim
Eu queria estar na festa, pá
Com a tua gente
E colher pessoalmente
Uma flor do teu jardim
Sei que há léguas a nos separar
Tanto mar, tanto mar
Sei também que é preciso, pá
Navegar, navegar
Lá faz primavera, pá
Cá estou doente
Manda urgentemente
Algum cheirinho de alecrim

Chico Buarque

18 de abril de 2008

Mau tempo (alerta laranja)

Face à instabilidade meteorológica de ontem e tendo em conta o mau tempo que se aproxima sugiro estes modelitos para utilizar na Rua de São Caetano à Lapa.

14 de abril de 2008

á espera...

à espera de sol! à espera de desafios! à espera de partir! à espera de horizontes! à espera de mudança!

10 de abril de 2008

Declaração de Interesse II

Ou contrato um destes para resolver o caso?
Claro que não lhe ligo do meu telemovel! Nem pago em cheque! Nem me passeio com ele na rua! Nem lhe peço para conduzir o meu carro! Nem faço mais nenhuma coisa parva!
Embora, tenha que confessar um certo fraquinho por carecas! (ups!) :)

Declaração de Interesse I

Preciso de treinar pontaria num certo elo da cadeia hierárquica aqui do burgo!
(Embora seja uma pacifista convicta, hoje estou por tudo! Juro que atirava a matar!)

7 de abril de 2008

Os custos das crianças

A discussão sobre o montante das custas judicias dos processos de adopção que ocuparam todo o fim-de-semana, e onde parece o Governo recuo mais uma vez, irritaram-me solenemente. Só mesmo que não tem filhos, nem está preparado para os ter, pode reclamar pagar 500 e tal € pelo processo.·
Caros pretendentes a pais, esse montante é ínfimo relativamente aos custos que vão ter que assegurar quando forem pais de facto, e se não o podem, nem querem pagar então o melhor é desistir já.·Acaso sabem quanto custam as fraldas, e os leites e as papas, e os cremes para as borbulhinhas do rabiosque? E as consultas mensais ao pediatra (que é bom que seja privado para nos dar o número do telemóvel e nos esclarecer as nossas angustias de mães e pais a qualquer hora)? E quanto custam as creches (só aí vão os famigerados 500 € tão discutidos)? E as vacinas que estão fora do plano nacional de vacinação? E quanto custam os brinquedos e as idas à piscina? E quanto custa vestir e calçar aqueles pequenos seres que milagrosamente crescem todas as noites?·
E agora vamos conversar sobre os custos prévios ao nascimento da criança: as consultas mensais do obstetra (que é bom que seja privado para estar disponível quando realmente é preciso), as ecografias, a amniocentese (que o Estado só paga quando temos mais de 40 anos), as meias de descanso, a roupa de grávida, o enxoval do bebé e por fim os colossais custos com a maternidade, que é bom que seja privada para que o médico que nos assistiu durante a gravidez seja o que nos faz o parto, a ainda para que nós, as mães e os filhos, sejamos bem tratados e não se corram riscos desnecessários como anoxias neonatais e outras que tais, porque num público uma cesariana é feita quando existe equipa e quando se ultrapassaram todos os limites de qualidade de vida da mãe e/ou do filho.

Podia continuar uma infindável lista de custos, ainda maiores se a criança tiver deficiência ou uma qualquer doença crónica …·
E depois de tudo isto volto a repetir convictamente, quem não quer ou não pode pagar custas de um processo de adopção, certamente não poderá suportar a despesa de ter um filho… È que não é por acaso que a maioria dos casais só tem um, é porque de facto ter um filho é um luxo, muito, muito caro!

3 de abril de 2008

Amor


Eu, que acompanho com algum interesse o folhetim Governo versus Igreja acerca do divórcio...


Eu, que já fui mulher solteira e depois mulher companheira e depois mulher casada e depois mulher divorciada (por comum acordo, porque decidi sair só com a minha roupa e os meus livros, deixando tudo ao ex) e depois mulher perdidamente apaixonada pelo impossível, e depois mulher deliciosamente solteira de novo e muito, muito feliz e depois mulher companheira, mais uma vez, e depois ex-mulher viúva e depois mulher grávida e depois mulher casada, outra vez, e depois mulher mãe e sabe-se lá o tudo que ainda virei a ser...
ao ler o Público, de domingo passado, deparei-me com esta pérola de sabedoria na rubrica "escrito na pedra":

" Divorciares-te só porque já não amas um homem é quase tão idiota como casares com ele só porque o amas." Zsa Zsa Gabor
...
e fiquei a pensar que a senhora é capaz de ter razão e que eu andei enganada toda a minha vida....
Eu que fiz tudo sempre por amor!

1 de abril de 2008

Hoje!


Cada vez é mais difícil separar a verdade da mentira. Hoje, a coisa parece-me especialmente complexa. Por isso…