20 de agosto de 2007

Descobertas de Verão



Tenho uma relação complexa com o religioso. Sempre me interessou enquanto fenómeno de massas, mas nunca encontrei em mim rasgos de fé… Mas procuro, sempre procurei. Desde muito pequena quis e nunca encontrei… Nos últimos tempos tenho procurado, mais intensamente encontrar uma via, um caminho espiritual (os 40 fazem destas coisas), procuro o equilíbrio, procuro encontrar em mim a energia primordial…
… e nas minhas arrumações de verão (re)encontrei a oração perfeita:

Senhor, dai-me a inocência dos animais
Para que eu possa beber nesta manhã
A harmonia e a força das coisas naturais.

Apagai a máscara vazia e vã
De humanidade
Apagai a vaidade
Para que eu me perca e me dissolva
Na perfeição da manhã
E para que o vento me devolva
A parte de mim que vive
À beira dum jardim que só eu tive.

Reza da manhã de Maio
Sophia de Mello Breyner Andresen
in "Dia do Mar"

Sem comentários: