22 de outubro de 2007

Albus Dumbledore é gay, e depois?

A autora dos livros de Harry Potter confirmou os rumores que há algum tempo andavam a circular, o director da escola de magia de Hogwarts é gay. Segundo a CNN, foi perante uma «casa cheia» no Carnegie Hall que J.K. Rowling revelou: «Dumbledore é gay». A revelação surgiu em resposta a uma pergunta de um fã que quis saber se o director de Hogwarts encontrou o «amor verdadeiro».
A autora explicou depois que Dumbledore se apaixonou pelo rival Gellert Grindelwald, mas acabou por se decepcionar com ele. «Estar apaixonado por cegar-nos», disse J.K. Rowling, que adiantou que este amor foi a «grande tragédia do feiticeiro».
J.K. Rowling não teme que esta revelação seja mal vista pelos grupos mais conservadores. Recorde-se que os livros já foram duramente criticados por muitos católicos, que a acusam de promover a bruxaria. Mas a autora diz que vê a sua obra como «um argumento a favor da tolerância».
In Portugal Diário


Vi ontem surpreendida a notícia nos telejornais da noite, vi mais espantada, entrevistas de ruas a cidadãos britânicos sobre a questão, (mas pensei, é domingo, não tem nada para dar e lá vêm a peça sem interesse para encher), mas continuo hoje a ler notícias sobre o tema.
Uns temem as reacções dos conservadores, outros falam da importância da tolerância e da diversidade. Vamos lá por ordem na mesa: a sexualidade que se discute tão entusiasticamente não é de ninguém, Dumbledore é um mero personagem de ficção, e da ficção mais pura (o homem dirige uma escola de bruxos), e depois acabem lá com os discursos socialmente aceitáveis da tolerância, da diversidade e da aceitação da diferença, é que se fosse mesmos assim, ninguém falava do assunto, pois não?

Sem comentários: