2 de junho de 2008

O clube do Portugal

Voltamos para casa. Atravessamos pela milionésima vez a cidade. Em regra, discutimos marcas e modelos de automóveis, lemos matrículas, mas ontem a conversa foi outra:
- Mãe, aquilo ali, verde e encarnado é uma bandeira de Portugal!
Respondo, pausadamente, porque antecipo já o final da conversa.
- Pois é, aquela é a bandeira do nosso país. Hoje estiveram a aprender bandeiras de países, no colégio? (vã tentativa de mudar a conversa) Tu já conheces outras, não é? A do Canadá que tem aquela folha do Outono, a dos EUA que tem riscas e estrelas…
- Mãe porque é que as janelas tem bandeiras de Portugal? Olha ali tantas!
- Sabes, as pessoas às vezes têm comportamentos esquisitos, sei lá porque é que as pessoas estendem as bandeiras, olha, se calhar tinham em casa bandeiras sujas e resolveram pôr a lavar e a secar, (a isto chamo aldrabar por uma boa causa).
- Não mãe! É por causa do futebol que vamos jogar com os clubes inimigos! E nós não temos uma bandeira. (afinal já não consigo enganar um pirralho de 4 anos! Ó meus deuses, isto está a complicar-se...)
- Não filho, não temos nenhuma bandeira e as selecções dos outros países não são inimigas de ninguém. Esta confusão toda são só uns crescidos a jogar à bola, como tu jogas com os teus amigos, isso não tem interesse nenhum filho!
-E não pudemos ter uma bandeira?
- E para o que é que tu queres uma bandeira nacional?
- Para pôr à janela mãe! Por causa do futebol!
- Nem pensar, não há cá bandeiras à janela, nas minhas janelas, não!
- Mas mãe, porquê? Eu na sala do colégio tenho uma.
- Então, se tens no colégio não precisas de mais nenhuma.
- Mãe, tu não és do clube do Portugal, pois não?
- Não filho, não sou desse clube.
- Então é melhor falar com o pai!

(Fico calada perante argumento tão forte, lá se vai reunir a confraria masculina contra mim, sobra-me a cadela. Juro que vou treina-la para com um belo puxão rasgar o raio de uma eventual bandeira. Sim, porque eu não vou desistir desta minha luta anti-parvalheira nacional.)

1 comentário:

Missanguita disse...

Boa sorte! É por essas e outras que eu moro sozinha! E mesmo assim só com os canais nacionais lá gramo com as descolagens, as viagens de autocarro, o catar dos piolhos, o tirar o macaco do nariz, e outros belos momentos edificantes de televisão!