5 de maio de 2008

O parque infantil do Jardim da Estrela

O Jardim da Estrela tinha um parque infantil com brinquedos velhos e areia sebenta, (onde o meu olhar de mãe via colónias de micróbios em êxtase), que se infiltrava nos pés, na roupa e na paciência. E assim, ficámos contentes com as anunciadas obras de requalificação. Começámos a ver instalar, devagarinho, os novos equipamentos, um leão, uma girafa, baloiços novos e mais uns quantos divertimentos. Esperámos longos meses pela conclusão das obras. Mas, este fim-de-semana, quando voltamos ao parque, o A. ficou muito triste e não quis ir brincar e eu fiquei zangada, ou melhor furiosa. O novo parque infantil já abriu, com os novos brinquedos mas, pasme-se, com cascalho no chão. Parece que a obrigação comunitária de colocar pavimento anti-choque nas zonas de brincadeiras dos mais pequenos se aplica aos colégios e a todas as áreas de lazer que conheço na cidade (Parque dos Índios, Parque da Serafina, Jardim de Campo de Ourique, e tantos outros pequenos equipamentos por aí espalhados), mas no Jardim da Estrela não, com toda a certeza alguém achou que a proximidade da Basílica, de alguma forma, deveria divinamente proteger os nossos meninos de danos maiores…
Cascalho no chão, se não tivesse visto e apalpado com estas mãos que teclam furiosamente, eu não acreditaria!

Resolvi investigar o assunto na Net e entre comunicações de inaugurações e afins da CML descobri esta mensagem do Presidente da Junta de Freguesia da Lapa ao Senhor Vereador Dr. José Sá Fernandes, que aqui reproduzo :

Assunto: Parque Infantil do Jardim da Estrela

Venho por este meio fazer algumas considerações em relação ao Parque Infantil do Jardim da Estrela:

a) É com grande espanto que verifico que o Parque Infantil ainda não está terminado afectando largas centenas de crianças que semanalmente se deslocam a esse espaço.
b) Verifico também com espanto que o n.º de aparelhos colocados no Jardim Infantil é diminuto, não oferecendo, grande oferta, nem dignificando o espaço adjacente.
c) Verifico também com espanto que em vez de terem colocado piso amortecedor e protector de quedas, como exigem as Normas Comunitárias e como estão a ser implementados pela grande maioria da Câmaras, a CML numa atitude economicista voltou a colocar areia ou areão.
d) Que me lembre além da falta de segurança um dos motivos apresentado pela CML, e pela Divisão de Jardins para o encerramento do antigo Parque Infantil, foi a falta de higiene provocada pela a areia existente. Pensava eu e todos os frequentadores do Jardim que a situação ia mudar.
e) Não é em vão que as normas antigas exigiam que estes espaços tinham de ter uma altura mínima de 35cm e uma altura máxima de 60cm e que essa areia devia ser mudada de meio em meio ano e lavada todos os meses, algo que nunca foi feito.
f) Todos nós sabemos se no passado recente a Divisão de Jardins nunca o fez, não é agora que o vai fazer.
g) Não é por acaso que no ultimo ano, a Junta de Freguesia da Lapa, alem de ter lutado por este novo Parque Infantil e de se ter oposto por duas vezes ao seu encerramento e dado que a CML, nunca se preocupou, com a higiene, resolveu contratar uma Empresa de Desbacterização que duas vezes por mês, limpava a areia e eliminava todas as baterias nocivas à saúde, tudo isto sem qualquer apoio da Vereação.
h) Será que voltamos ao mesmo, ou estamos perante uma irresponsabilidade de contenção de custos, sem olhar o bem estar e a segurança dos nossos filhos. Com os melhores cumprimentos.

O Presidente da Junta de Freguesia da Lapa, Nuno Ferro
Publicado em: 16 de Abril de 2008


Eu bem me cheirava que havia politiquice misturada na coisa, mas logo com o Dr. Sá Fernandes, que me parecia um incorruptível homem de bem e se apresenta como um paladino da moral e dos bons costumes. Se já não se pode confiar a segurança dos nossos filhos a um super-homem da ética, então confia-se em quem?

6 comentários:

Brisa disse...

Assim é que se vê: quanto mais se sabe e leis se inventam menos se quer fazer para melhorar a qualidade de vida!

Brisa disse...

Assim é que se vê: quanto mais se sabe e leis se inventam menos se quer fazer para melhorar a qualidade de vida!

Missanguita disse...

Confia-se no Pai Natal! Esse ao menos não existe!

Xanuca B disse...

O melhor mesmo é esperar que o pessoal do 112 seja eficaz a cozer cabeças partidas e joelhos arranhados.

E já agora, que continue a chover, que chova muito, que chova sempre para os lados do Jardim da Estrela para as pedrinhas serem lavadas.

Xanuca B disse...

Ups, coser com agulha e linha e não cozer, porque magoados já os miudos vão ficar.... embora os pais fiquem cozidos e fritos....com os miudos em casa todos arranhados.

Anónimo disse...

Hi everybody. I need some help: two weeks ago I met a girl in Lisbon, in the bus 738. I just know that she is working in a vegetarian and macrobiotic restaurant, her name is Anita and she is from Brazil, she is so beautiful and has several tattoos on her chest and arms. She goes jogging in the Jardim da Estrela every Sunday or every Monday, I am not sure. I would LOVE to see her again. Can anyone help me to contact with this girl, please? I met her in Saldanha, so the restaurant where she works is probably in the north half of the city. I apologize for not writing this in Portuguese, please excuse me for that.

MANY THANKS,

Alberto (howmanymilesmustwemarch@hotmail.com)