16 de maio de 2008

Em Fátima (um recorde)



O Santuário de Fátima, que ontem acolheu 250 mil fiéis no final da peregrinação, também atraiu um número elevado de ladrões. Nos dois dias, a GNR surpreendeu 17 carteiristas – um recorde nos últimos anos –, cinco dos quais em flagrante delito. A GNR de Santarém mobilizou 30 militares de investigação criminal para seguirem os passos dos assaltantes, alguns conhecidos de situações anteriores e outros detectados pela primeira vez na Cova da Iria. Em Maio de 2007 foram identificados seis carteiristas e nos anos anteriores rondou a dezena.
"Notámos uma renovação dos ‘amigos do alheio’ e que a actividade já não é um exclusivo dos portugueses, pois identificámos alguns brasileiros e espanhóis", explicou um responsável da GNR, adiantando que o aumento do número de carteiristas é também um sinal da crise. Foi identificada uma mulher do Norte, com mais de 70 anos, que ainda agia com muita lucidez e astúcia.

CM on-line.

Também há notícias que me fazem sorrir, pelo sentido de oportunidade, pela internacionalização, pelas outras leituras dos fenómenos da fé e desculpem... mas adorei a estória da velhinha carteirista que com mais de 70 ainda não se reformou, ninguém lhe disse que a idade de reforma são os 65, ou a sua pensão é tão baixa que ela necessita de uns abençoados complementos?

Sem comentários: