22 de agosto de 2008

Nome Olímpico

Quando foi necessário escolher o nome do puto, foi um drama, todos os que eu escolhia, não agradavam: ora ao pai, ora à avó, ora à tia, ora à prima, ora… ao carteiro. Porque era nome de bicho, porque era nome de gay (e depois?), porque fazia lembrar um primo palerma, porque em adulto não ficaria bem com um título académico (?), porque este familiar podia levar a mal porque era o nome de um outro parente, ora isto, ora aquilo.
Assim, já aborrecida com as discussões e opiniões adiei o problema até lhe ver a cara.
Mas no bloco de partos, (já com a barriga aberta como uma melancia em tarde de Verão) e o puto deitado em cima de mim, a discussão volta a instalar-se, desta vez, entre mim, o pai, o anestesista, o neonatologia e os dois obstetras de serviço: “olhe que tem cara disto”; “ ai, não, não, tem cara daquilo”; “olhe que ele não vai gostar”; “ com esse, na escola podem gozar” ; “ não ponha esse porque depois na escola fica para o fim nos exames”…, até que depois de sábia escolha acompanhada de convincentes e históricos argumentos da mãe (entretanto a ser cozida como um peru recheado para a ceia de Natal), a unanimidade e a calma regressaram àquele bloco de doidos, inundado de gargalhadas.

O puto gosta do seu nome. Já questionado várias vezes, sobre a hipótese de ter outro nome, recusa e prefere sempre o dele. Fico contente, porque parece que esta sábia mãe (como sempre) acertou.

A conversa do nome do puto vêm agora à baila, 4 anos e meio depois de ter sido escolhido, porque o pai invariavelmente quando o quer irritar lhe chama Nelson, sobretudo quando há parvoíce envolvida (ou por parte de um ou de outro). Lá em casa, Nelson assumiu a forma de adjectivo qualificativo equivalente a disparatado ou palerma. Ora, a partir de ontem e tendo em conta que um dos únicos quatro atletas nacionais (os outros foram Carlos Lopes em 1984, em Los Angeles, Rosa Mota em Seul, em 1988 e Fernanda Ribeiro em 1996, em Atlanta - informação CM on-line) que desde os tempos imemoráveis de todas as participações na era moderna desta tão nobre competição, conseguiu atingir o patamar de ouro de Olimpo, se chamar Nelson, parece-me desrespeitoso continuar a usar tal nome para tal fim. Vou ter que falar com os rapazes sobre o assunto. Já agora, como é que se chamava aquele rapaz que supostamente deveria ter lançado qualquer coisa pelo ar, mas gosta mais de passar a manhã na caminha?

5 comentários:

maria inês disse...

marco:)

leitanita disse...

eu sou suspeita, nunca gostei nem do nelson nem do outro... Zé qq coisa?

Xanuca B disse...

substituir nelson por marco...não sei se vai resultar! tenho que falar com os rapazes... mas Zé talvez não seja uma má ideia... quem é mais estarola que o Zé?
Por outro lado, ele não é exactamente apalermado, como se pretende adjectivar, é mais aldrabão... (vou ter que pensar no assunto)...aqui está um desafio: que nome chamar ao puto quando faz parvoíces?

Missanguita disse...

Tens sempre o apoio do outro MArco que entrou para a história de Portugal moderno ao entrar no programa igualmente parvo que filmava o dia-a-dia de uma casa de campo de férias para adultos acéfalos... Se calhar Marco cai que nem ginjas...

Xanuca B disse...

Se calhar...