24 de setembro de 2008

Constatações da Monoparentalidade

O puto faz-me descobrir todos os dias coisas novas.
Boas e .....menos boas...
Neste post, que acredito se tornará numa imensa lista, vou tentar apontar as mais pertinentes...



1- (23/09)
O El Corte Inglês só tem um piso, o 4º!
2 - (24/09)
Sinto falta de falar com um adulto, depois das 17.00h!
3 - (25/09)
Um puto de 4 anos ocupa mais espaço na "minha cama" que um gajo de 40!
4 - (26/09)
Programa de sexta à noite: jantar fora, claro, mas....no IKEA?! Vivam as almôndegas suecas!
5 - (27/09)
Andar de eléctrico e lanchar na Benard pode ser um programa fantástico! (tão fantástico que no meio do lanche ouvi de uma boca besuntada de chocolate: "mãe tu és a minha melhor amiga!" )
6 - (28/09)
Andar de metro é inebriante e a estação das Olaias é "um planeta cheio de naves espaciais fantásticas" , que loucura! (sorte o puto não ter reparado nos aliens que por lá andavam a pastar...; sorte não termos sido assaltados...)
7 - (29/09)
Carregar 20 Kg, adormecidos, do carro até casa não é decididamente para mim ...
8 - (30/09)
Escolher um presente para a "amiga especial" foi um martírio. Correu dos livros, para os cd, cirandou entre os legos, olhou para um Action Man e acabou num "my sweet pony" cor-de-rosa (huf!!). Acho que estou a criar um filho que compreende as mulheres... (ou talvez não!). (Sábado (re)começa a peregrinação das festinhas de aniversário dos amiguinhos(as)...)
9 - (01/10)
O banho hoje foi muuuuito especial... depois de muita conversa, de uma tentativa de birra e do argumento:"se o meu pai estivesse aqui"...vingou a lei da mãe - resultado: mergulhou completamente vestido na banheira! Os olhos abriram-se de espanto (e de divertimento) mas ele percebeu que com uma mãe aborrecida o melhor é obedecer!
10 - (02/10)
"porque é que conduzes assim mãe? de certeza que vamos ter um acidente! e depois vamos para o hospital.... O pai costuma ir mais devagar, mãe!".
(pois costuma, porque ele não tem cartão de ponto, porque ele não tem horas certas para entrar, porque quando eu saio vocês ficam os dois a dormir, porque .... pena que não esteja cá para te levar!) calei tudo isto, contei até dez... e acelerei com uma imensa fúria dentro de mim!
11 - (03/10)
7.30h (entre duas colheradas de Cerelac) - "hoje é sexta, hoje é sexta, vamos jantar fora, vamos ao IKEA, não é mãe?" (acenei a cabeça, mas não respondi, porque senão a papa ficava a meio e corria o risco de me atrasar com a choradeira!)
12 - (04/10)
Levar um príncipe à festa da sua princesa favorita e vê-lo transformar-se num guerreiro da idade média em lutas na relva, assaltos a tendas, encontrões e pulos para poças de lama ao melhor estilo anuncio do skip, doi! o meu bebé está cada vez mais longe!
13 - (05 , 06 ..../10)
Introdução de nova rotina...puto vomita, suja tudo, chora, tem diarreia, suja tudo, põe o termómetro,depois de muita negociação, toma benurom, baixa a febre, vomita outra vez, suja tudo, volta a subir a febre, toma brufene, tem diarreia.... vai ao Hospital... diagnóstico: gastroentrite viral... A mãe está dividida ou assume o papel de enfermeira, de negociadora de termómetros, ou de lavadeira. A mãe tem vontade de dar um tiro na cabeça. A mãe chora de desespero! A mãe está doente de sono e cansaço! A mãe está com urticaria ansiosa! A mãe não nasceu para isto!
14 - (07/10)
O puto, felizmente está melhor. Mas a mãe estoirou: começou a chora por tudo e por nada....
15-(08, 09,10/10)
A vida corre estupidamente normal. O trânsito da manhã, os meus palavrões (que lhe imploro para não repetir na escolas) senão as Irmãs desmaiam... a choradeira à porta do Colégio, o trânsito para o trabalho, o trabalho de m#$%&da, o trânsito de regresso ao Colégio, as filas à porta do Colégio com aquelas p##&% de tias que param as carrinhas no meio da rua para ir buscas os seus voçesinhos, com lugares vazios uns metros adiante, e depois o abraço, e depois a brincadeira, e depois o banho e depois o jantar ( com os restos que o pai ainda deixou cozinhados)e depois a minha cama ocupada a noite inteira e depois eu a ir dormir para a cama dele...
16-(11/10)
Decisão tomada! Vamos ter com o pai. São necessárias malas de viagem e o pai levou todas para o seu mês de campanha. Então vamos comparar novas e baratinhas à feira da Praça de Espanha. Quando dou por mim tenho o puto a dizer a um senhor de turbante, barba longa e unhas compridas "então não fazes isto mais barato? não tiras umas moedas?" o senhor acha-lhe tanta graça mais à minha aflição, que trazemos duas malas de viagem por 25 moedas. Mas o puto veio desconfiado, "mãe aquilo não era uma loja, não tinha máquina registadora!"
16-(12/10)
14.00h. Estamos a acabar de almoçar. Dentro de 10 minutos temos que sair de casa para ir à ante-estreia de uma peça infantil (sim, a minha vida social está resumida a programas para crianças) e oiço "mãe tenho o pé preso na cadeira!!!", "mãe, ajuda-me!!!!" e explode num vale de lágrimas sem fim. Olho perplexa para o cenário, tento acalma-lo, tirar o pé, mas o raio do pé não saí, como é que lá foi parar? . Penso: "Vou para o hospital com o puto e a cadeira? Sigo para o Tivoli com o puto e a cadeira? Vou bater à porta do vizinho?". O puto grita alto e bom som "Quero o meu paiiiiiiiiiiii!!!". Liguei ao pai. O pai acalmou-o pelo telefone, deu-me instruções para com um martelo alargar as barras da cadeira que lhe prendiam o pé... uff!! o pé saiu! a cadeira ficou amachucada... E lá fomos às gargalhadas para o teatro.
17- (14/10)
Ups! Desta vez fui eu.. a minha manhã começa em stress (acho que só respiro depois de passar o cartão pelo pica ponto antes das 8.30h) assim levantar, duche, vertir-me, acordar o puto, vesti-lo, dar-lhe o pequeno almoço e leva-lo ao colégio é feito em velocidade de cruzeiro... tão veloz sou que hoje ao estacionar rapidamente, mas de esguelha, à porta do colégio raspei com o carro no carro... da educadora... do puto !!! O carro dela é velho, velhíssimo, fui ver rapidamente e acho que não sofreu (mais) nada para além dos diversos danos que já tinha, por isso nem disse nada... e eu... passei a noite na garagem com massa de polir a esfregar os riscos pretos do meu... (nota: para não arranjar confusão assumo que menti ao puto, disse-lhe que raspei numa parede!)
18 - (17/10)
Não fomos ter com o pai. Decidimos de comum acordo. A mim, não me apetecia enfiar num avião por 3 dias, em regime estou com vocês mas tenho que continuar a trabalhar, quando me tinha prometido uma semana da férias em família. O puto, queria ir à festa de aniversário do seu melhor amigo, no fim-se-semana.
Ainda assim, fiquei neura, por isso, dia de férias para mim, fui por o puto ao colégio e ... spa cultural: papei dois museus e curti um cinema à tarde. Que bom que foi! Soube a reencontro comigo mesma. Ás vezes ser só mãe cansa...
18 - (18/10)
"Mãe podemos continuar a viver assim, só os dois, sozinhos?"... "É que o pai às vezes é um bocado chato!" (Bolas, será que o Èdipo já anda cá por casa? Ou o raio do puto é mesmo como eu: quem não está não faz falta?).
19 - (20/10)
Fomos ao aeroporto. Ele correu para os braços do pai. Brincaram o resto da noite com os carrrinhos novos no chão do quarto dele. Eu, fui para a cama ler.
Já acabou e afinal não custou nada. Passou tão depressa...

7 comentários:

Missanguita disse...

Engraçado... eu achave que o el corte Inglês não tinha piso 4.... pensava mesmo que era tipo aqueles hotéis que não têm 13º andar.... ;)

leitanita disse...

Oh mana, que chatice... essa do pikeno te ocupar a cama toda. Conheço alguém igualzinho (a mãezinha dele).

Brisa disse...

Tão giro...
Ainda bem que tomas nota de tudo, para poderes relembrar mais tarde e rires até às lágrimas.

Unknown disse...

Mas k bela ideia!
como nunca me lembrou qd os meus eram pequenos??!
...lavá-los e a roupa deles ao mesmo tempo!
... mas lembro-me de os ameaçar que os estendia à janela! ihihi
tb adorava pedir-lhes p chamarem pl elevador... e eles: ELEVADORRRRRRRRR!!!!! aos gritos n hall!!!! ihihih
ainda hj às vezes lhes peço...só que agora perguntam-me se já tomei o comprimido! pois...
bj!
MH

Unknown disse...

Esta série de aventuras anda atrasada, amiga!
Venho aqui ver as novidades do meu "sobrinho" e ...
Como é? onde anda ele?? já não lhe inferniza a vida??
Temos de combinar outro serão de skype! adorei!
bj!
MH
((psstt: não desistas, puto!;-) ))

Xanuca B disse...

Pronto tia Lena a lista de disparates está actualizada!!!
E como pode ler ele não desistiu!!!

leitanita disse...

Meus Deuses como isto está... tem sido um não parar de desastres!