18 de março de 2007

Crimes e Escapadelas


Quando estou muito cansada, leio. Desde sempre que é assim. Mas não leio um livro qualquer. Para descansar só servem livros de mistério, de intriga, policiais. Assim, desde os tempos do liceu, quando as coisas apertam, lá vou eu em busca do crime, da investigação, do raciocínio (mais ou menos lógico). Durante anos corri para as barras dos tribunais como Perry Mason, percorri Paris com o Comissário Maigret (o favorito), deliciei-me com as “cusquices”da Miss Marple, acompanhei as investigações na estufa de orquídeas de Nero Wolfe e viajei por esse mundo fora com o incontornável Hercule Poirot, sempre em busca da evasão, do descanso, de um desafio. Ainda hoje é assim. Como já passei a fase da Colecção Vampiro, quando vou comprar livros, compro os livros de que vou há procura e os “livros de descansar”.
No último Natal, quando divulguei à família a lista dos livros que gostaria de receber, introduzi “A Fórmula de Deus”, enquanto "livro de descansar", tinha que dar o beneficio da dúvida ao autor, de quem ainda não tinha lido nada, e o resumo Fnac prometia: “Um inesperado encontro lança Tomás na rota da crise nuclear com o Irão e da mais importante descoberta de A. Einstein, um achado que penetra no maior mistério da História: a prova científica da existência de Deus. Uma história de amor, uma intriga de traição, perseguição implacável, busca espiritual. Uma empolgante viagem às origens do tempo, à essência do universo e ao sentido da vida”.
Ok! Vamos lá ver o que o JRS tem para contar…
Ontem, estava muito cansada, precisava mesmo de descansar, preparei o cenário: puto a dormir a sesta, livro na mão, sofá a postos e … aqui vou eu!
E fui. E fiquei exausta!
Páginas e páginas sobre as teorias da relatividade, (sim porque aprendi que há duas, a restrita e a geral!), teoria quântica, forças fortes e fracas, mais as teorias x, p, t, o, moléculas, iões, protões núcleos, fusões, e sabe-se lá mais o quê. O tipo quis contar uma história ou demonstrar os seus conhecimentos de física? Desisto! Eu só queria relaxar um bocadinho, evadir-me com um bom enredo! Não queria fazer uma licenciatura em física! O gajo é parvo ou quê?

Este professor Tomás comigo não vai longe, fico-me pela pág. 166. Huf!

Nota: mal por mal, prefiro o erudito professor Robert Langdon , de Dan Brown, é que o estilo é mais ou menos o mesmo, aliás, até é demasiado o mesmo, e esse sempre investiga qualquer coisinha.

1 comentário:

Helena disse...

LOOOOOOOOOLLLL!
Andava tentada por causa da "prova científica da existência de Deus"... pela "busca espiritual. Uma empolgante viagem às origens do tempo, à essência do universo e ao sentido da vida"...
Obrigadinha, ainda bem que me avisa!!!!!!!!!
Tenho mais com que me entreter nas horas vagas!!!!!!! a propósito, vagas de quê??
LOL!
Bjka!