6 de março de 2007

Obrigada Dr. E

Não pertenço ao grupo dos leitores de livros de Auto-Ajuda. Nunca pertenci. Não compreendo o interesse destes livros que vendem, na melhor das hipóteses experiência de vida, e na pior, uma amálgama de banalidade e ideias feitas.

Detesto o modo como são escritos, as caixinhas síntese que os atravessam, irritam-me, pois só podem servir para nos convencer que somos estúpidos e não nos conseguimos apropriar das principais ideias da coisa, ou para nos infantilizar, porque nos remetem para os manuais escolares do secundário. Isto para não falar dos desenhinhos que apresentam para exemplificar as suas ideias e encher a sua obra, sempre impressa a letra gorda, porque em regra as ideias são escassas.

Detesto mais ainda os seus escritores, que imagino muito ricos e muito felizes por todos os desesperados e desafortunados que conseguiram ajudar/enganar. Irrita-me especialmente um senhor, que se apresenta nas contracapas dos seus diversos livros de aspecto monástico e melancólico onde supostamente transparece a sua enorme sabedoria através das longas melenas brancas e barbas de pai natal. O santinho deve estar riquíssimo, a escrever banalidades atrás de banalidades, aliás ele só deve ter escrito um e depois é “copiar” “colar” por diversas ordem e já está! Mais uns livrinhos e mais uns milhares de dólares na conta da Suíça.

Descobri em tempos uma hilariante sátira à industria dos livros de Auto-Ajuda, o “Felicidade” de Will Ferguson, que não resisto a recomendar a todos aqueles e aquelas que me sugerem a leitura de mais um livro de tão brilhante “literatura"!

Mas, há dias caí em tentação!
(A vida tem sempre um mas, certamente existirá um livro sobre este tema)!
3 anos a saltitar da minha cama para a cama do puto vezes sem conta durante a noite, 3 anos sem dormir uma noite seguida, fizeram-me, após um programa de rádio, correr para a livraria mais próxima e pedir, por favor, o “Método Estivill: um guia rápido para os pais ensinarem os filhos a dormir”, do Dr. Eduard Estivill. Confesso que na livraria tive um momento de hesitação: “isto é só um livro fininho com um CD, de 20 minutos que resume um método, isto é uma parvoíce!”, pensei … mas a informação gritante da capa “mais de 1 milhão de livros vendidos, funciona em 95% dos casos”, o facto de ser o último disponível na loja, e de o autor apresentar um CV tão científico, a esperança de dormir uma noite sem interrupções…
Capitulei, comprei-o!

Chego a casa, percorro as suas 84 páginas em diagonal, à procura da novidade, da ciência, do método. Fujo às famigeradas caixinhas, ignoro os bonequinhos que enchem páginas e páginas, procuro o essencial, pág. 25 banalidades, pág. 38 palha, pág. 47 nada de novo, pág. 62,uf! Uma tabela que define de quanto em quanto tempo se entra no quarto para minimizar a berraria dos petizes! Pág. 64, página inteira com caixa do resumo do método! Mas o método é isto (?) ora bolas! Mas eu sei isto tudo!

Muito bem meu menino, eu quero dormir!
Com método ou sem método, eu quero dormir!

Há uma semana que sou inflexível, não sigo o método do Dr.E., sigo o meu! Aquele que eu sabia, desde sempre, que era o correcto, mas que hesitava em aplicar. Depois de 3 noites de gritaria infernal (onde também não cumpri os tempos da tabela do Dr. E, mas os do meu bom senso) o meu “anjinho” aprendeu a autonomia do sono, e milagre dos milagres começou a dormir as noites inteirinhas!

Muito obrigada Dr. E, não me ensinou nada de novo, não apliquei o seu método, mas reuni a convicção necessária para aplicar o meu!
Afinal o seu livro ajudou-me, de forma enviesada, mas ajudou!

2 comentários:

Helena disse...

Mãe, adoro-te!
Finalmente consigo dormir uma noite sossegado!
Tia L, em nome d puto!!

Xanuca B disse...

Amigos, passaram mais 6 noite e o puto continua a dormir que nem um anjo! Isto resuta mesmos! Mas porque é que eu não implementei o meu método mais cedo?